O evento agradou o cooperado Francisco Bonfim, conhecido por Chico, que trouxe a família para participar.
“Cooperação precisa ser algo presente tanto na vida familiar, quanto na empresarial. O sentimento de cooperação tem que ser regado, nutrido e preservado, assim como fazemos com as plantas”, pondera o agricultor cooperado.
A opinião de Chico é compartilhada por Josimar Cícero, diretor executivo da cooperativa: “Somos proporcionalmente iguais ao nosso espirito de servir. Servir e cooperar são ações indissociáveis”.
A celebração ao dia do Cooperativismo deste ano foi realizada na sede da Coopalm, em Igrapiúna. Segundo Naldo Pires, líder da organização dinâmica, no próximo ano o evento voltará a ser realizando na zona rural, possibilitando maior interação com os cooperados e as comunidades.
“A comunidade estabelece, simultaneamente, o objetivo e o objeto da cooperativa. O nosso trabalho busca o fortalecimento das unidades-família que, unidas e fortalecidas,impulsionam o desenvolvimentos da região”, analisa Pires.
O momento foi oportuno para destacar as ações e os resultados do PDCIS e distribuir a cartilha que apresenta o Programa para os participantes do evento. A programação contemplou a apresentação dinâmica de Jose Velloso com a participação de Roosevelt Santos, ambos consultores em associativismo e cooperativismo.
O resgate histórico da cooperativa, feito pelo Presidente Raimundo Souza, também fez parte da programação.
“Quando iniciamos, em 2003, e fundamos a Coopalm, em 2004, só produzimos desconfiança. Hoje, após alguns anos, produzimos palmito com qualidade, geramos trabalho e renda.
No início, fomentávamos o cultivo da pupunha. Atualmente lutamos para conquistar a nossa sustentabilidade financeira, pois ela é um meio para se alcançar a qualidade das nossas famílias”, concluiu o Presidente.
Sobre o Dia de Cooperar - Dia C
O Dia C é uma iniciativa fomentada e apoiada pelo sistema das Organizações das Cooperativas do Brasil (OCB) com a missão de promover e estimular ações de voluntariado, envolvendo a comunidade.
Nascido em 2009, em solo mineiro, o Dia C ganhou o Brasil com a nobre missão de promover e estimular ações de voluntariado, ofertadas à comunidade por todos nós, que sentimos orgulho de ser cooperativistas.